top of page

Notícias

Alunos do Mestrado em Psicogerontologia participam da organização de Simpósio sobre a Longevidade

Os alunos do curso de pós-graduação Mestrado em Psicogerontologia Marcos Moura e Dirce Sanches Rodrigues participaram da organização de evento sobre o Envelhecimento e Longevidade na cidade de Atibaia, nos dias 31/08 e 01/09/2017.

A Organização Mundial de Saúde, estima que em 2050 haverá cerca de dois bilhões de pessoas idosas no mundo, sendo que no Brasil essa população, em 2025, representará 31,8 milhões de idosos, colocando o país no sexto lugar no ranking com esse número populacional idoso (FAPESP, 2016).

Com o aumento da longevidade e as modificações biopsicossociais advindas desse processo requer uma atenção especializada no proposito da promoção da saúde e qualidade de vida para propiciar a esse público o envelhecimento ativo e saudável. Para tal, deve-se discutir o processo saúde-doença e as modificações de hábitos comportamentais do sujeito que envelhece, mas também preparar a família, profissionais e sociedade as especificidades dessa faixa etária. 

A partir disso, a Coordenadoria Especial do Idoso de Atibaia, em conjunto com o Programa Raimunda Moura para parkinsonianos, propos a realização do Simpósio com o objetivo de promover o desenvolvimento técnico-científico da temática saúde- doença, envelhecimento ativo e multidisciplinariedades, para instrumentalizar e criar um espaço critico-analítico que propicie aos estudantes e profissionais conhecimento de novas atuações nessa área, instrumentos e produtos que viabilizem a atuação do profissional. Outro aspecto relevante é a sensibilização do responsável pelo cuidado.

Profissionais palestrantes: Farmacêutico, Fisiologista, Geriatra, Neurologista, Psicólogo, Médico Regulador, Arteterapêuta, Educador Físico e Fonoaudióloga (profissionais que atuam nacional e internacionalmente).

Organização/Apoio: Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG); Prefeitura da Estância de Atibaia, Coordenadoria Especial do Idoso, Associação de Arteterapia do Estado de São Paulo, Conselho Regional de Farmácia, Conselho Regional de Medicina, Conselho Regional de Psicologia e Conselho Regional de Educação Física e empresas privadas e acadêmicas (Universidade).

 

Coordenador do Evento: Dr. Marcos Moura (Profissional da área de Educação Física e Fisiologista formado pela UNIFESP).

bottom of page