Mogi das Cruzes

Rua José Urbano Sanches, 315,

Vila Oliveira, Mogi das Cruzes, SP

CEP 08.780-220

Fone (011) 4725-3409

whatsapp (011) 98878-4000

Uma Instituição de Ensino preocupada com a Formação de Professores

Fique Por Dentro

O QUE É PÓS-GRADUAÇÃO?

Denomina-se Pós-graduação os cursos que visam a proporcionar ao estudante portador de diploma universitário o aprofundamento do saber, permitindo alcançar atualização e aperfeiçoamento profissional bem como elevado grau de competência científica ou técnico-profissional.

 

No Brasil, há dois tipos de Pós-graduação:

 

Lato Sensu

A Pós-graduação Lato Sensu designa todo e qualquer curso que atenda a legislação do MEC a respeito. Normalmente, são cursos de especialização e aperfeiçoamento que possuem objetivo técnico profissional específico em certa e limitada área do saber ou da profissão. Tem carga horária mínima de 360 horas, exigência de 50% dos professores com título de Mestre ou Doutor, 75% de presença obrigatória em aulas e além de aprovação em todas as disciplinas do curriculum, o aluno deve apresentar um projeto final para ao término do curso, receber um Certificado de Pós-Graduação Lato Sensu de validade nacional.

Os cursos de Pós-graduação Lato Sensu somente poderão ser oferecidos por Instituições de Ensino Superior já credenciadas pelo MEC, independem de autorização, reconhecimento e  devem atender ao disposto na Resolução CNE/CES nº 1, de 8 de junho de 2007, observando-se a revogação do paragrafo 4 do artigo 1 pela resolução CNE/CES Nº 7, DE 8 DE SETEMBRO DE 2011.

Esta modalidade contempla todos os cursos de Especialização, Masters e MBAs.

 

Stricto Sensu

A Pós-graduação Stricto Sensu é caracterizada por cursos regulares em segmento à Graduação,  que visam a aprofundar a formação adquirida no ensino superior, de modo que o estudante seja conduzido a obter outro grau acadêmico. A expressão Stricto Sensu aplica-se aos cursos de Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado. São cursos de maior profundidade que os de especialização e geralmente mais longos.

Os cursos  Stricto Sensu são sujeitos às exigências de autorização, reconhecimento e renovação precisas na Resolução CNE/CES nº 1/2001, alterada pela Resolução CNE/CES nº 24/2002.

Esta modalidade é subdividida em Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado.

Qual a diferença entre o Mestrado Acadêmico e o Mestrado Profissional?

"Mestrado Profissional" é a designação do Mestrado que enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional.. Confere, pois, idênticos grau e prerrogativas, inclusive para o exercício da docência, e, como todo programa de pós-graduação stricto sensu, tem a validade nacional do diploma condicionada ao reconhecimento prévio do curso (Parecer CNE/CES 0079/2002). Responde a uma necessidade socialmente definida de capacitação profissional de natureza diferente da propiciada pelo mestrado acadêmico e não se contrapõe, sob nenhum ponto de vista, à oferta e expansão desta modalidade de curso, nem se constitui em uma alternativa para a formação de mestres segundo padrões de exigência mais simples ou mais rigorosos do que aqueles tradicionalmente adotados pela pós-graduação. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é responsável por regular a oferta de programas de mestrado profissional por meio de chamadas públicas e avaliar os cursos oferecidos.

Portaria Normativa nº 17, de 28 de dezembro de 2009 tem como objetivo regulamentar o mestrado profissional no âmbito da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Clique aqui e saiba mais sobre o Mestrado Profissional.

*O programa de Mestrado não constitui obrigatoriamente requisito prévio para inscrição em um curso de Doutorado.

 

Fonte: Capes e MEC

 

Entenda as diferenças entre Pós, MBA, Mestrado, Mestrado Profissional e Doutorado, acessando o link: Portal IG - Último Segundo - Educação